Saiba para que servem as palmilhas de silicone e como usá-las

Saiba para que servem as palmilhas de silicone e como usá-las

Passar horas em pé pode ser uma exigência para muitos profissionais. No fim do dia, essa situação pode causar desconfortos e, com o tempo, até mesmo a problemas de saúde, como dores nas pernas ou nos pés, devido à pressão exercida no chão. Em situações assim é comum as pessoas recorrerem ao uso de palmilhas de silicone – que é uma solução prática e econômica, geralmente aplicável em qualquer tipo de calçado.

Para que servem as palmilhas de silicone?
A principal indicação da palmilha de silicone é para combater as dores nas costas, principalmente devido à sua ação corretiva nos problemas posturais. Segundo um estudo realizado pela Escola Nacional de Saúde Pública, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), aproximadamente 35% da população brasileira sofre com dores nas costas. Além disso, a palmilha de silicone pode ajudar também a tornar mais confortável o uso de calçados que machuquem os pés.

Como a palmilhas de silicone funcionam?
Ficar horas em pé ou se movimentando pode causar um grave impacto postural. Essa situação aliada a um sapato desconfortável é um grande gerador de problemas como lesões nas articulações, dores nas costas, problemas nos joelhos e tornozelos.
Como a palmilha de silicone oferece maior resistência e uma boa capacidade de amortecimento, sendo feita de um material macio e flexível (geralmente silicone) ela é indicada para pessoas que passam horas em pé ou em situações desconfortáveis e agressivas para a coluna e as articulações – melhorando o conforto do calçado e também da postura.

Será que preciso de uma palmilha de silicone ou ortopédica?
Depende do seu caso e das suas necessidades. Na maioria das vezes, a palmilha de silicone já é suficiente para ter mais conforto nos pés e nas pernas, evitando problemas mais sérios. Mas, se você já sofre com problemas posturais ou outros tipos de lesões é recomendado fazer uma visita a um ortopedista, que poderá lhe indicar palmilhas adequadas para o seu caso.
De forma geral, as palmilhas ortopédicas são fabricadas com o auxílio de fisioterapeutas ou técnicos em ortopedia e são feitas após uma análise das características de cada paciente, com uma avaliação rigorosa da postura e da pisada, além da realização de testes de mobilidade e equilíbrio. As palmilhas ortopédicas também são indicadas nos casos de tratamento de esporão calcâneo, fascite plantar e joanete.

As palmilhas de silicone podem ser usadas por quem pratica atividade física?
Sim, elas são ideais, principalmente para pessoas que praticam atividades de alto impacto, como corridas, já que o material ajuda a absorver os impactos do exercício e a diminuir os danos causados ao corpo facilitando a prática do exercício. Nesse caso, os artigos costumam ser anatômicos, feitos a partir das suas medidas a fim de evitar problemas graves que possam interferir na pisada.

 

Fonte: https://perfilfeet.com.br/palmilha-de-silicone-para-que-serve-e-como-usar/

 

Precisa de Palmilhas de Silicone? Conheça as PALMILHAS DE SILICONE – ORTHOGEN

Saiba mais aqui: Palmilhas de Silicone – Orthogen

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *