Lâmpadas de Infravermelho: Conheça os benefícios para fisioterapias

Lâmpadas de Infravermelho: Conheça os benefícios para fisioterapias

A terapia com infravermelho é um método que utiliza luz para tratar dores agudas ou crônicas. Trata-se de uma terapia simples e indolor que vem sendo aplicada em vários campos da medicina.

Nesse artigo contamos um pouco sobre a aplicação, vantagens e como funcionam as terapias com lâmpadas de infravermelho. Boa leitura!

O que é a terapia com infravermelho?
A luz infravermelha é uma das várias terapias inovadoras que estão sendo testadas para o tratamento de pacientes com dores agudas ou crônicas. Ela utiliza ondas de luz que são direcionadas a locais do corpo que apresentam uma lesão.

Ao contrário da luz ultravioleta, que tem efeitos prejudiciais sobre os tecidos e células do corpo, a luz infravermelha ajuda as células a se regenerarem ou se repararem. Ela também melhora a circulação sanguínea, acelera o processo de cura dos tecidos e alivia as dores.

Uma das características da luz infravermelha é sua capacidade de penetrar abaixo das camadas da pele, com um alcance muito maior e profundo, é capaz de aliviar dores com eficiência. Na verdade, este é um método invasivo, natural e indolor, que pode fornecer uma ampla gama de benefícios à saúde, sem danificar a pele.

Os tratamentos com infravermelho tem mostrado grandes benefícios à saúde, que vão desde o alívio da dor até a redução de inflamações.

Como funciona a terapia infravermelha?
A luz infravermelha penetra nas camadas da pele cerca de 2 a 7 centímetros de profundidade. Assim, atinge os músculos, nervos e até os ossos. Muitos estudos mostraram que uma frequência de luz infravermelha, com comprimentos de onda de 700 a 1.000 nanômetros, é muito eficaz no tratamento de doenças inflamatórias.

A tecnologia das terapias com infravermelho permitem que as pessoas aproveitem os benefícios do calor, sem ficarem expostas aos nocivos raios UV. Além disso, a terapia é segura, eficaz e não causa efeitos colaterais adversos. Ainda, é utilizada até mesmo para bebês na terapia intensiva neonatal.

A luz infravermelha é absorvida pelos fotorreceptores presentes nas células. Uma vez absorvida, a energia da luz dá início a uma série de eventos metabólicos, desencadeando vários processos naturais do corpo.

A chave para a eficácia da terapia de luz infravermelha pode ser o óxido nítrico, um gás vital para a saúde das artérias do corpo. O óxido nítrico é uma potente molécula de sinalização celular que ajuda a relaxar as artérias, combate os radicais livres para reduzir o estresse oxidativo, evita o acúmulo de plaquetas nos vasos e regula a pressão arterial. Consequentemente, essa molécula melhora a circulação sanguínea para fornecer nutrientes vitais e oxigênio aos tecidos danificados e feridos do corpo.

O aumento do fluxo sanguíneo para as diferentes partes do corpo permite que o oxigênio e os nutrientes cheguem às células, permitindo que funcionem de maneira adequada e eficaz. Assim, essa terapia estimula a regeneração e reparação dos tecidos lesados, reduzindo a dor e a inflamação.

A terapia de luz infravermelha é aplicada no tratamento de várias condições médicas, como: dor nas costas, artrite, bursite, traumas, tensão muscular, dor no pescoço, neuropatia diabética, artrite reumatoide, tendinite, feridas e incisões cirúrgicas.

Fonte: https://www.news-medical.net/health/How-Does-Infrared-Therapy-Work.aspx

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *