Curativo para Feridas Exsudativas: Qual utilizar?

Curativo para Feridas Exsudativas: Qual utilizar?

Um cuidado fundamental para o tratamento de feridas exsudativas (úmidas) é evitar a proliferação de bactérias, principalmente se tratando de feridas com odor forte. Para o tratamento desse tipo de ferida é recomendado a utilização de curativos de carvão ativado com prata, pois esse tipo de curativo oferece dois benefícios essenciais.

Primeiro, o carvão presente nele se encarrega de absorver o odor, incluindo também o exsudato (líquido que surge devido o dano no tecido ou nos vasos sanguíneos) e o outro benefício é a prata, que também tem uma função fundamental pois age como bactericida, evitando a proliferação de bactérias.

 

Quais as vantagens de utilizar um curativo de carvão ativado com prata?
– Pode ser mantido no local da ferida por até 7 dias, não causa danos durante a remoção, garante comodidade e segurança ao paciente entre outras vantagens.

Em quais situações é recomendado a utilização de um curativo de carvão ativado?
– A indicação principal é para feridas profundas ou superficiais que possuam exsudato e odor forte, úlceras, carcinomas fúngicos e similares.

Quais precauções devem ser tomadas ao utilizar um curativo de carvão ativado?
– Os curativos de carvão ativado com prata não oferecem riscos à saúde, porém, vale lembrar que a prata presente no curativo não pode ter contato direto com a ferida a ser tratada, por isso, eles não devem ser recortados, em nenhuma hipótese.

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *