Meias de Compressão para Viagens: Qual a importância delas?

Meias de Compressão para Viagens: Qual a importância delas?

Você já ouviu falar em meias de compressão para viajar? Provavelmente sim, mas não deve saber o porquê elas devem ser usadas. Se você costuma fazer longas viagens de carro, ônibus ou avião, esse artigo é ideal pra você.

 

O Problema das Viagens Longas

Devido à falta de espaço e o desconforto por ficar sentado durante várias horas em uma viagem, faz com que as pernas e os pés sofram muito, por falta de movimentação do passageiro.

Ficar muitas horas em uma mesma posição faz o corpo acumular líquido, por isso, as pernas e pés podem inchar e dificultar a locomoção. No caso de pessoas que têm tendência para edema nos pés/pernas, problemas cardíacos e até varizes, esse problema pode ser ainda maior, levando a riscos de trombose.

 

O que Ocorre com o Corpo Após Muito Tempo na Mesma Posição?

Ficar muito tempo sem se movimentar dificulta a circulação sanguínea, principalmente nas pernas. Isso pode ocasionar a formação de coágulos que acabam obstruindo a passagem do sangue pelas veias, e pode desencadear um quadro de trombose venosa profunda (TVP).

Uma das manifestações mais graves da trombose venosa é conhecida como “Embolia Pulmonar”. Ela ocorre quando um coágulo, geralmente formado nas veias dos membros inferiores do corpo, se desloca até chegar no pulmão e interrompe a circulação sanguínea.

Os sintomas da Trombose Venosa Profunda (TVP) são típicos e não necessariamente ocorrem no momento em que uma pessoa está viajando. Pode demorar horas, dias e até mesmo semanas após a viagem.

 

Principais Fatores que Podem Levar à TVP em Viagens Longas

1) Ficar sentado por mais de 4 horas em poltronas apertadas e com as pernas “comprimidas”;

2) Desidratação por falta de líquidos, excesso de álcool, baixa umidade na cabine;

3) Passageiros com idade superior 40 anos;

4) Altura superior a 1,80m;

5) Veias varicosas nas pernas;

6) Pessoas com problemas cardíacos;

7) Pessoas que já tiveram quadro de trombose ou embolia;

8) Fraturas recentes nos membros;

9) Mulheres que usam anticoncepcionais orais.

 

Como Saber qual é a Meia de Compressão Adequada para Viajar?

No caso de pessoas que já tenham edema ou varizes nas pernas ou pés, antes de viajar é importante consultar um médico, para que ele especifique qual é o nível compressão correto para o “viajante”.

Já as pessoas que não têm esse tipo de condição médica, uma meia de compressão para viagem já é o suficiente para proporcionar uma viagem mais segura, pois o papel dela será estimular a circulação sanguínea e evitar os inchaços. Lembre-se que o uso é indispensável.

 

Dicas para Prevenir a Trombose

Apesar da trombose ser potencialmente grave, as medidas para preveni-la são simples e eficazes. Abaixo temos algumas dicas do Dr. Gilberto Narchi, médico e cirurgião vascular do HCor:

 

Movimentação:

Evite ficar parado muito tempo durante o voo, se movimentar regularmente é a medida mais eficaz para evitar o problema. Levante-se da poltrona para esticar as pernas e faça pequenas caminhadas.

 

Roupas Confortáveis:

Usar roupas apertadas podem comprometer a circulação sanguínea e concentrar o sangue em determinada parte do corpo, facilitando a formação de coágulos. Utilize roupas mais confortáveis e largas.

 

Hidratação:

Manter-se hidratado é fundamental durante durante o voo. A falta de água no corpo torna o sangue mais viscoso e facilita a formação de trombos (coágulos).

 

Fonte: 

HCor – https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/viagem-de-aviao-longa-pode-causar-trombose-venosa-profunda/

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *