Meia de Compressão Antitrombo: uma grande aliada nas cirurgias bariátricas

Meia de Compressão Antitrombo: uma grande aliada nas cirurgias bariátricas

Você sabe o que é trombose? Trata-se da formação de coágulos/trombos dentro dos vasos sanguíneos o que impede o sangue de circular normalmente. Os riscos de desenvolver a trombose podem ocorrer durante a realização de procedimentos cirúrgicos porque os pacientes ficam muito tempo parados tanto durante quanto após o procedimento, com isso, a circulação sanguínea é prejudicada.

Apesar de poder surgir após qualquer procedimento, o risco de trombose é maior após cirurgias complexas ou cujo tempo de duração seja acima de meia hora, como no casos das cirurgias bariátricas, por exemplo. Na maioria dos casos, os coágulos/trombos se formam nos primeiros dois dias e em até 7 dias depois após o procedimento. Isso causa vermelhidão na pele, aumento de temperatura e também dores, sendo mais comum nas pernas.

 

Como minimizar o risco de trombose?

Para evitar a formação desses coágulos/trombos, existem as chamadas Meias Antitrombo, a utilização dessas meias é fundamental e obrigatória durante e também após o procedimento de cirurgia bariátrica. Como os pacientes ficam muito tempo deitados na mesma posição, a função dessas meias é justamente estimular a circulação do sangue, evitando a formação dos coágulos.

As meias elásticas antitrombo são fabricadas na cor branca e sua função é exercer compressão suave nas pernas do paciente (18-23 mmHg). Esse tipo de meia estimula o fluxo sanguíneo nas veias, impedindo a formação de coágulos que podem causar trombose venosa ou embolia pulmonar.

Por fim, esse é o papel das meias antitrombo durante os procedimentos cirúrgicos.  Vale lembrar que, antes da realização do procedimento, o paciente deve dispor de meias antitrombo devidamente lacradas e esterilizadas, elas só devem ser abertas dentro da sala de cirurgia pela equipe de enfermagem que se encarregará de vestí-las no paciente.

 

Fonte: https://drthalesdelmondes.com.br/qual-a-funcao-das-meias-anti-trombo-na-cirurgia-bariatrica/

 

Precisa de meias antitrombo? Confira nossas opções clicando AQUI!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *