Curativos Especiais: a solução para o tratamento de feridas com melhor custo-benefício

Curativos Especiais: a solução para o tratamento de feridas com melhor custo-benefício

O tratamento de feridas é considerado “complexo” para os profissionais da saúde, pois envolve fatores únicos, que variam de acordo com cada paciente. Por isso, é importante que o profissional da saúde saiba escolher corretamente os produtos disponíveis no mercado, para obter melhor performance do tratamento e alcance do resultado esperado.

Os curativos variam bastante nos tamanhos e formatos assim como os ativos específicos para diversas situações. A escolha do curativo correto impacta diretamente no sucesso da cicatrização, pois, diminui o tempo do tratamento, evita internações hospitalares e acelera o processo de cicatrização. Utilizando os curativos especiais é possível reduzir as trocas, o que, além de diminuir os custos do tratamento, ameniza a dor causada pelas trocas dos curativos, dessa forma, melhora o conforto e bem estar do paciente.

É comum que alguns pacientes fiquem muito tempo realizando tratamentos tradicionais e que não apresentam o resultado esperado, sendo que, em um prazo bem menor de tempo, os curativos especiais podem proporcionar a cicatrização total da ferida. Dessa forma, comparando o tempo e valor investido, o custo-benefício dos curativos especiais é alto.

Existe no mercado uma ampla gama de produtos voltados para o tratamento de feridas, os mais comuns são: curativos com carvão ativado, prata, hidrogel e alginato.
Vale lembrar que, quando falamos de tratamento de feridas, é indispensável avaliar o aspecto da lesão assim é possível optar pelo melhor tratamento.

Quais são os tipos de feridas?
– Limpas: possuem bordas regulares, ausência de inchaço e/ou vermelhidão;
– Contaminadas: tiveram contato com terra, sujeira ou saliva de animais;
– Infectadas: possuem sangramento excessivo, secreções purulentas e calor no local lesionado.

Obs: Dependendo do que causou a ferida, pode ser necessário tratar a origem da lesão para que o processo de cicatrização seja mais eficaz (no caso de úlceras vasculares ou feridas diabéticas, por exemplo).

Quais são os tipos de curativos?
Além daqueles já citados anteriormente, existem outros curativos muito comuns para tratamento de lesões na pele. Alguns deles são:
– Bota de Unna: terapia contensiva para o tratamento de úlceras venosas. Auxilia no retorno venoso, diminuindo o edema e colaborando na cicatrização da ferida.
– Lâmina em gel: utilizada para amenizar o aspecto de cicatrizes hipertróficas e quelóides. Nessas situações, a ferida já está cicatrizada e a lâmina atua suavizando o aspecto da cicatriz.
– Curativos de silicone: utilizados por portadores de epidermólise bolhosa para a prevenção de novas lesões. Os curativos de silicone protegem as regiões suscetíveis a traumas, como cotovelos e joelhos.

Fonte: https://www.vuelopharma.com/curativos-especiais/

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *