Meias de Compressão: o que os níveis de compressão significam?

Meias de Compressão: o que os níveis de compressão significam?

MEIAS DE COMPRESSÃO – O QUE OS NÍVES DE COMPRESSÃO SIGNIFICAM?

As meias de compressão proporcionam compressão graduada, ou seja, a  compressão maior está nos pés e a menor está na parte superior da meia. 

Portanto, o grau de compressão é descrito por um intervalo. O número maior é o de maior pressão nos pés e o número menor é o da pressão na parte superior da meia.

  • 8-15mmHg: Compressão bem leve – Oferece alívio para pernas cansadas e doloridas, possivelmente ajuda a controlar inchaços pequenos. Muitas pessoas dizem que as meias as fazem se sentir bem;
  • 15-20mmHg: Boa para viagens, longos períodos de tempo em pé ou sentado, alívio para pequenos inchaços e veias varicosas, também recomendada para mulheres durante a gestação;
  • 20-30mmHg: O grau de compressão de prescrição médica mais freqüente. Essas meias também são boas para a prevenção de trombose venosa durante longas viagens. Alívio de varicoses venosas e inchaços leves e graves, edemas, linfedema, insuficiência venosa, tromboflebite superficial, também para pós escleroterapia e para prevenir úlceras venosas (úlcera de estase/úlcera varicosa);
  • 30-40mmHg: Alívio para varicose venosa grave e inchaços, edema, linfedema, ou para um caso de trombose venosa profunda (TVP). Para insuficiência venosa crônica aguda ou síndrome pós trombótica que pode resultar em: edema e mudanças na pele tais como: hiperpigmentação, dermatite de estase, lipodermatoesclerose, ou úlcera de estase venosa. Essa meia de compressão deve ser usada sob supervisão de um médico;
  • 40-50mmHg: Compressão extra forte e portanto deve ser usada somente quando recomendado por seu médico de tratamento ou outro profissional de saúde. Para insuficiência venosa crônica aguda ou síndrome pós trombótica que pode resultar em: edema e mudanças na pele, tais como: hiperpigmentação, dermatite de estase, lipodermatoesclerose ou úlcera de estase venosa. Essa deve ser usada sob supervisão de um médico.

 

Muitas pessoas usam meias de compressão para ajudar a controlar inchaços e edemas (fluído) nas pernas e nos pés. Essa condição comum pode ser resultado de uma grande variedade de condições, e do freqüente resultado de uma condição conhecida como insuficiência venosa. 

É importante entender que as meias de compressão não curam o problema, mas são, de fato, muito efetivas no controle do fluído excessivo e na minimização das complicações dele a longo prazo. Então, se você possui edema nas pernas, nós recomendamos que você converse com o seu médico de ou profissional da saúde para determinar a causa do edema.

 

QUAL COMPRESSÃO DEVO USAR?

Não há uma resposta exata, mas geralmente a compressão menor é o suficiente para fazer o trabalho. Se você usa meias de compressão para controlar inchaços nas pernas, meça seu tornozelo primeiramente pela manhã quando eles estão normais. Meça novamente ao final do dia quando você tiver inchado. Se houver mais de meia polegada de diferença, então a pressão de 20-30mmHg é mais próxima do que você precisa. Se houver notado apenas inchaço mínimo, você pode suprir sua necessidade usando menos compressão (15-20mmHg).

Se você está usando corretamente a compressão de 20-30mmHg e perceber acúmulo de fluído durante o dia, então considere aumentar a compressão da meia. Caso nunca tenha usado meias de compressão antes, não é recomendado ir diretamente para o uso de uma meia de alta compressão (30-40mmHg). Lembre-se, quanto maior a compressão, mais difícil a meia será para vestir. Pessoas com artrite grave, força limitada das mãos, ou flexibilidade limitada podem ter dificuldade para calçar a meia.

 

Nossas recomendações:

• Em casos pequenos, inchaços ocasionais ou desconforto, tente usar a compressão de 15-20mmHg;

• Se você tem inchaço regularmente nos tornozelos ou pés ao final do dia, a meia de compressão de 20-30mmHg deve apresentar resultados melhores 

• Se você tem inchaços graves ou se está inchando enquanto usa a compressão de 20-30mmgh, considere trocar para a compressão de 30-40mmHg.

 

IMPORTANTE: Consulte o seu médico antes de iniciar o uso de meias elásticas de compressão.

Lembre-se, as meias de compressão ajudam a tratar o sintoma e não a causa da patologia.!

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *