Tornozeleiras Ortopédicas: Conheça 3 tipos e quando utilizá-las
A prática de esportes, exercícios físicos ou a própria rotina pode trazer dores ou desconfortos às pessoas. Entretanto, é possível prevenir ou amenizar esse tipo de problema utilizando uma tornozeleira ortopédica.
A tornozeleira ortopédica é um equipamento indicado para a prevenção de dores ou lesões que ocorrem na região do tornozelo. Sabendo disso, quando buscamos pelo equipamento nos deparamos com diferentes opções de tornozeleiras no mercado. Para entender melhor sobre o assunto, contaremos melhor sobre o que é uma tornozeleira, quais os benefícios e quando pode ser utilizada. Boa leitura!
Primeiramente, o que é uma Tornozeleira Ortopédica?
Trata-se de um equipamento indicado para proteger a articulação do tornozelo. Dentre suas funções, estão: exercer determinada compressão sobre o tornozelo, evitar deslocamentos e/ou lesões, melhorar a estabilidade nas passadas do usuário ou até mesmo imobilizar o tornozelo.
Quais os benefícios de usar uma Tornozeleira Ortopédica?
Como foi dito anteriormente, as tornozeleiras tem um papel tanto preventivo quanto terapêutico, dependendo do modelo, por isso seus benefícios seguem essas duas frentes. Alguns benefícios que podemos citar são:
1) Estabilidade ao caminhar
Por manter “firme” a articulação do tornozelo, um dos principais benefícios é a estabilidade no caminhar do usuário porque a tornozeleira “abraça” o tornozelo, o que impede desvios que possam causar desequilíbrio.
2) Evitar lesões
Com a regularidade na coordenação dos movimentos, a tornozeleira evita sobrecargas na região do tornozelo evitando lesões.
3) Facilitar Processo de Recuperação
Apesar dos diferentes modelos, todas as tornozeleiras ortopédicas tem uma característica em comum que é acelerar o processo de recuperação de uma lesão.
Conheça alguns tipos de Tornozeleira Ortopédica
Tornozeleira Elástica
A Tornozeleira Elástica oferece o apoio ideal para as estruturas articulares do tornozelo auxiliando na prevenção/tratamento de lesões musculares. Desenvolvida para projetar-se naturalmente ao contorno do tornozelo de forma confortável, possui material lavável e não escorrega com facilidade. Esse modelo é ideal para práticas esportivas ou para uso diário para minimizar o risco de entorses.
Tornozeleira de Neoprene
A Tornozeleira de Neoprene é semelhante à tornozeleira elástica, mas o seu diferencial está na sua característica térmica. O calor favorece a recuperação muscular, por isso, esse tipo de tornozeleira pode ser utilizado em casos de tratamento de edema, artrite, tendinite entre outros.
Imobilizador de Tornozelo
O Imobilizador de Tornozelo é confeccionado com material resistente e é semelhante às tornozeleiras. Entretanto, possui barbatanas ajustáveis e promove a imobilização total do tornozelo. Com isso, o imobilizador é uma alternativa para substituir a popular “goteira gessada”, prevenindo entorses ou deformidades causadas por artrite reumatóide.
Quando é indicado o uso de uma Tornozeleira Ortopédica?
Apesar da tornozeleira ortopédica ser um produto terapêutico e com o uso livre de prescrição médica, vale lembrar que é recomendado consultar um especialista para ter a orientação adequada de como ela deve ser utilizada. Como existem diferentes tipos no mercado, cada um é desenvolvido para atender casos diferentes. Por isso, o papel do médico é importante para o paciente alcançar o resultado esperado. Assim sendo, a tornozeleira deve ser utilizada quando houver necessidade de dar estabilidade ao tornozelo devido à lesões ou machucados.
Fonte: https://danielsoutoortopedista.com.br/conheca-beneficios-das-tornozeleiras-ortopedicas/
Deixe um comentário