Meias de Compressão para Gestante: aprenda sobre os benefícios e sua importância

Meias de Compressão para Gestante: aprenda sobre os benefícios e sua importância

Existe sensação melhor para uma gestante do que acompanhar o crescimento do seu bebê? O problema é que a gestação também traz algumas mudanças importantes que causam desconforto na mulher, e podem até ser dolorosas, como no caso das varizes ou má circulação sanguínea nas pernas.

A boa notícia é que esse tipo de problema pode ser resolvido facilmente com o uso de meias de compressão para gestante, porém, é importante saber como escolher o modelo correto pois existem diversos e, para quem já pesquisou sobre as meias elásticas, sabe que existem níveis de compressão diferentes também.

Para ajudar, preparamos algumas dicas importantes sobre as meias de compressão para gestante. Boa leitura!

Afinal, as meias de compressão para gestante funcionam mesmo?
Sim. As meias de compressão para gestantes funcionam porque fazem uma pressão gradual nas pernas, isso facilita para que o sangue circule mais facilmente, diminuindo inchaços e desconfortos e melhorando o bem estar da futura mamãe.

Qual o benefício de usar uma meia de compressão?
Também conhecidas como meias elásticas, elas são excelente alternativa para quem sofre com inchaços no dia a dia ou faz longas viagens de avião. No caso das meias para gestante, a finalidade é a mesma, prevenir o inchaço nas pernas, também chamado de “edema” e melhorar a circulação sanguínea.

Melhorando a circulação, a mamãe consegue diminuir o ritmo dos seus batimentos cardíacos assim como do seu bebê, favorecendo o bem estar de ambos. Conforme já informamos anteriormente, as meias elásticas estão disponíveis em várias graduações diferentes, mas, independente do grau de compressão, todas elas possuem uma compressão mais forte nos tornozelos que vai ficando mais suave à medida que sobe pela perna.

A partir de que período da gestação começar a usar as meias?
A maioria das gestantes costumam sentir os inchaços a partir do segundo trimestre, mas os sintomas variam de paciente para paciente. E, como as meias não servem somente para tratamento mas também para prevenir inchaços e desconfortos, não deixe de usá-las desde o início da gravidez.

Qual nível de compressão usar?
Se você já pesquisou sobre as meias de compressão, sabe que além dos diversos tamanhos, existem vários níveis de compressão. Os níveis de compressão servem para atender os diferentes estágios e condições dos problemas circulatórios de cada paciente. Assim, antes de comprar suas meias, converse com seu médico para que ele indique a compressão correta para o seu caso.

Como vestir as meias de compressão corretamente?
Não basta apenas usar a meia de compressão se ela não for vestida corretamente, pois, dessa forma, ela não irá apresentar o resultado esperado. Muitas vezes o paciente veste as meias de maneira errada e isso gera desconfortos, o que leva o mesmo a optar por deixar as meias de lado. Segundo recomendação de especialistas, principalmente no caso das gestantes, as meias devem ser calçadas pela manhã, assim que a gestante levantar da cama.

 

 

Créditos imagem: Designed by Freepik

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *